Veja detalhes

Saiba como foi a audiência pública que debateu a abertura de campus do IFFar em Santa Maria

Saiba como foi a audiência pública que debateu a abertura de campus do IFFar em Santa Maria

Foto: Peterson Sanches

Uma audiência pública realizada na tarde de sexta-feira (23), na Câmara de Vereadores de Santa Maria, debateu a criação de um campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) em Santa Maria. 


Atualmente, o município já é sede da Reitoria da instituição. A proposta integra o processo de ampliação do instituto.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

 
A discussão veio a debate a partir de requerimento apresentado pelo deputado Valdeci Oliveira (PT).


Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade, da Rádio CDN 93.5 FM, o deputado destacou a importância do tema:

 
– Estamos começando um grande movimento da comunidade, envolvendo a cidade como um todo. Esta é a grande oportunidade de nos tornar uma grande referência educacional no país. Hoje, já temos a universidade, as faculdades particulares, das escolas técnicas. Mas sempre tem um espaço para que possamos ampliar.


A proposta


Para a criação de novas unidades, é preciso que as prefeituras municipais também tenham interesse, além das instituições e do governo federal. Conforme a reitora do IFFar, Nídia Heringer, a iniciativa faz parte do plano de expansão, e a escolha de Santa Maria visa oferecer oportunidades para os jovens da cidade e da região.

 
– A definição de cursos vai ser construída de acordo com a demanda do mercado. Primeiro, precisamos garantir a vinda da unidade – comentou.

 
Com dados de 2022, a instituição conta com 4.671 matrículas em 40 cursos técnicos integrados; 584 estudantes matriculados em 19 cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio; e 3.657 em 55 cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia).

 
Sobre a mobilização de diferentes segmentos, Nídia destacou:

 
– É muito bom ver que o município está bastante interessado nessa expansão e que temos o apoio de outras entidades. Isso facilita muito a implantação pelo apoio político que a região consegue reunir.


Contrapartida

O vice-prefeito, Rodrigo Decimo (União Brasil), representando o Executivo municipal, destacou o apoio para que a unidade seja instalada na cidade.

 
Uma das medidas já adotadas é a busca pela área para receber as instalações do IFFar:

 
– Nossa intenção é utilizar um espaço na Região Oeste. Para isso, já estamos em tratativas com a Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), que possui uma área que nos interessa. E nossa contrapartida é fazer a doação da área para o instituto.

 
Decimo destacou a importância de consolidar Santa Maria como polo educacional, e o capital humano que já é referência nacional.


Apoio


Durante a audiência pública, representantes de diversas entidades locais e regionais manifestaram apoio à proposta.

 
O presidente do Sindilojas, Ademir Costa, apontou a importância da formação técnica para os jovens terem mais oportunidades no mercado de trabalho, e que é preciso evoluir na formação profissionalizante.

 
O prefeito de Vila Nova do Sul e representante da AM Centro, Sergio Coradini, ressaltou que os prefeitos da região também estão mobilizados em torno da ideia.


Resultados

Encerrando a audiência, o deputado Valdeci Oliveira, que presidiu o evento, propôs a criação de um comitê permanente de mobilização pró-campus do IFFar em Santa Maria.


Para isso, solicitou que, até o dia 5 de julho, as entidades representadas encaminhem nomes para constituir o comitê. A partir daí, será marcada a primeira reunião de trabalho para fazer os encaminhamentos junto ao governo federal.

 
– É importante levar ao governo federal que a cidade e a região já têm formado um comitê com representação das entidades, pois isso garante um aspecto de unidade e demonstra que todos querem uma unidade do IFFar em Santa Maria – finalizou.


Histórico

  • O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) foi criado pela Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, por meio da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul, de sua unidade descentralizada de Júlio de Castilhos; da Escola Agrotécnica Federal de Alegrete e do acréscimo da unidade descentralizada de Ensino de Santo Augusto que anteriormente pertencia ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves
  • De acordo com a lei de sua criação, o IFFar é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino

 
Estrutura atual

  • Reitoria (Santa Maria)
  • Campus Alegrete
  • Campus Frederico Westphalen
  • Campus Jaguari
  • Campus Júlio de Castilhos
  • Campus Panambi
  • Campus Santa Rosa
  • Campus Santo Ângelo
  • Campus Santo Augusto
  • Campus São Borja
  • Campus São Vicente do Sul
  • Campus Avançado Uruguaiana
  • Polos de Educação a Distância
  • Centros de Referência

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após 10 anos de espera, a segunda escola do programa ProInfância é finalizada; outras três creches seguem em obras Anterior

Após 10 anos de espera, a segunda escola do programa ProInfância é finalizada; outras três creches seguem em obras

Colégio Politécnico divulga edital para ingresso e reingresso; inscrições vão até a próxima terça Próximo

Colégio Politécnico divulga edital para ingresso e reingresso; inscrições vão até a próxima terça

Educação